Dia Mundial da Água. Como preservar este importante recurso natural.

Hoje é o Dia Mundial da Água. Sou amante da natureza, adoro renovar as energias em alguma das várias cachoeiras existentes aqui em Minas Gerais. Como super defensora do meio ambiente, não poderia deixar essa data passar despercebida.

Apesar de dois terços do Planeta Terra serem compostos de água, somente 0,007% desse montante é potável, ou seja, própria para o consumo. Pra piorar, 97% desta água potável está em áreas subterrâneas, formando os aqüíferos, que ainda são inacessíveis pelas tecnologias que dispomos atualmente.

Mesmo sabendo disso, cada vez mais a ação do Homem vem causando danos a esse maior bem natural que possuímos. Seja por contaminação de rios, lagos e represas; ou pelo uso irrestrito e desnecessário, o fato é que precisamos mudar de atitude imediatamente. De acordo com a ONU, mais pessoas morrem por contato com água contaminada do que a soma de todas as formas de violência, sendo que os mais atingidos são crianças menores de cinco anos (cerca de 6 mil mortes diárias!).

Muitas pessoas acham que a preservação deve partir do governo ou das empresas e indústrias, que são os maiores poluidores. Mas nós, pessoas comuns, também podemos ajudar. Se cada um fizer a sua parte, além de ficar com a consciência tranqüila, estará contribuindo e muito para a preservação. E não é nada complicado, atitudes muito simples a ao alcance de todos podem (e devem!) ser tomadas:

  • Ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar vasilhas e roupas, só abrir a torneira quando necessário. Deixá-la aberta durante todo o processo desperdiça mais de 100L de água.
  • Evite banhos demorados. E só abra o chuveiro após ter tirado toda a roupa.
  • Utilize sabão e detergente biodegradáveis, que não poluem os rios.
  • Jamais jogue o óleo utilizado nas pias! Coloque-o em garrafa plástica bem tampada e jogue-os no lixo. Se souber de algum ponto de coleta na sua cidade, melhor ainda. Um litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água – o suficiente para uma pessoa usar durante 14 anos.
  • Ao lavar o carro, utilize balde ao invés da magueira; use vassoura ao invés da mangueira para limpar a calçada.
  • Não jogue lixo em rios e lagos.

O Brasil é um país privilegiado. Mais de 11% de toda a água doce do Planeta está aqui. Nós também temos o maior rio do mundo – o Amazonas – e o maior reservatório de água subterrânea do mundo – o Sistema Aquífero Guarani. Por isso, devemos dar o bom exemplo. Como vimos, podemos contribuir muito para o bom funcionamento do Planeta, de maneira simples e eficaz.

Para comemorar este dia, o Congresso Nacional realiza uma exposição fotográfica com cerimônia de abertura marcada para hoje, às 17:30hs, no Salão Branco do Congresso. A exposição pode ser vista até o dia 29 de março, de 09 às 17 horas. Serão 48 fotos expostas, representando as 12 regiões hidrográficas do Brasil.

About these ads